"Quanto Pior, Melhor."
O Bicho do Mato

Meridianos e Paralelos

R6cm
\includegraphics[scale=0.9]{parmer.eps}

A Terra é, imaginariamente, recortada no sentido Norte-Sul por meridianos, e no sentido Leste-Oeste, por paralelos. Os paralelos dão em efeito uma volta completa no globo, e dividimos eles em 360 partes, cada uma correspondendo a 1 grau: 180 graus Oeste e 180 graus Leste. Os meridianos ligam o Pólo Norte ao Sul, e dividimos eles em 180 graus: 90 graus Norte e 90 graus Sul.

Como usamos o paralelo do Equador e o meridiano de Greenwich como origem neste sistema de coordenadas, convencionamos nossas posições em relação a eles: posições a Oeste de Greenwich são marcadas como W ou negativas, e as posições a Leste, marcadas como E ou positivas. As posições ao Sul do Equador são marcadas como S, e as ao norte, como N.

Usando este sistema de coordenadas, podemos descrever um ponto no globo exatamente. Um exemplo de uma coordenada completa neste sistema é: [IMAGE gif]00'04.8''S [IMAGE gif]53'50.6''E, que quer dizer que estamos, aproximadamente, a 60 graus ao sul do Equador e 7 graus a leste de Greenwich. Como são distâncias, a longitude e latitude crescem à medida que nos afastamos de Greenwich e do Equador, respectivamente.


[] [] []
Next: Projeção Up: O Mapa Previous: O Mapa
Christian Reis 2000-12-12